Infelizmente, ninguém consegue economizar energia apenas pressionando um botão ou um interruptor. Claro, você pode desligar completamente o fornecimento de eletricidade, mas quanto tempo uma pessoa viverá em um apartamento desenergizado? É improvável que isso seja adequado para qualquer pessoa, portanto, a questão de como economizar eletricidade em casa é uma grande preocupação para muitos.
Pagar contas de luz é um dos itens mais caros do orçamento familiar. No entanto, as raízes desse problema não estão tanto nas tarifas cada vez maiores, mas em nós mesmos.
Outro vive à moda antiga, sem pensar muito em poupar, mas não esquecendo, de vez em quando, de citar como exemplo os tempos do socialismo quase desenvolvido, quando um kWh em nosso país custava quatro copeques. E alguém simplesmente não sobrecarrega seu cérebro com esse problema, mas com regularidade uma vez por mês ele fica horrorizado quando vê o "veredicto" escrito no pagamento.
Como minimizar os custos de eletricidade? Considere os métodos comprovados e mais eficazes.
O hábito de poupar
Essa talvez seja a maneira mais eficaz de evitar custos de energia imperdoáveis e reduzirá significativamente o custo do pagamento de contas.
Você deixa o carregador na tomada por vários dias até o momento em que a bateria do celular que esgotou seu recurso lembra de sua existência? Com que frequência você se esquece da existência da TV, que permanece ligada enquanto você está ocupado na cozinha ou tomando banho? Você sempre desliga a luz atrás de você ou de repente descobre de manhã que a luz do banheiro ficou acesa a noite toda?
Mas não é tão difícil não apenas deixar a TV um pouco mais silenciosa, mas desligá-la completamente quando você está falando ao telefone, ou às vezes aproveitar o silêncio enquanto limpa o apartamento sem dançar ao som do centro de música estourando!
Estes são apenas alguns exemplos. Mas se tais situações forem repetidas sistematicamente, até elas serão suficientes para obter uma resposta exaustiva à pergunta de por que você tem que pagar tanto pela eletricidade.
Lâmpadas LED e fluorescentes economizadoras de energia
Lâmpadas LED, também são fontes de luz LED. Tem-se a sensação de que esta classe de dispositivos apareceu a sério e por muito tempo. Sua principal vantagem reside no fato de que esses dispositivos demonstram um efeito econômico sem precedentes. Mas as primeiras coisas primeiro.
Eles não são baratos. O período de retorno de uma lâmpada desse tipo é, em média, um ano e meio. Impressionante é sua vida útil, que é de 12 anos, e consumo de energia muito baixo em comparação com uma lâmpada incandescente. Assim, no primeiro ano e meio, essa lâmpada no apartamento funcionará sozinha. Mas nos próximos dez anos, você terá que pagar apenas pela eletricidade consumida pela lâmpada LED. E isso é várias vezes menos do que qualquer uma das lâmpadas incandescentes "come". Há algo para se pensar aqui!
As lâmpadas LED proporcionam uma economia de energia incrível, mas no futuro. Se você decidir começar a economizar agora mesmo, vá a qualquer loja de artigos elétricos. Lá você será oferecido muitas opções para lâmpadas economizadoras de energia. Preste atenção às lâmpadas fluorescentes. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos. Escolha os dispositivos que se adequam ao seu consumo de energia. Comparadas às lâmpadas LED, elas são muito mais baratas, mas também podem reduzir significativamente o consumo de energia.
lâmpadas limpas
A poeira que se deposita nas lâmpadas é capaz de "comer" até 20% do fluxo luminoso. Normalmente, o primeiro pensamento que vem à mente ao ver lâmpadas fracas é substituí-las por fontes de luz novas e mais potentes.
Tal decisão não brilha com racionalidade. Para "watts" adicionais você tem que pagar. Mas para limpar lâmpadas do pó com suas próprias mãos, ninguém vai tirar dinheiro de você. Embora você não possa se livrar de algumas lâmpadas. Ao mesmo tempo, você terá que limpar completamente as lâmpadas do teto. Mas que economia! Agora você vai pagar pelo menos 20% menos para iluminar sua casa!
Funcionamento correto de eletrodomésticos
Uma boa ajuda para economizar eletricidade será o manual de instruções do fabricante do eletrodoméstico. Sempre são indicados os modos ótimos de operação dos equipamentos com um estudo aprofundado da questão da economia de energia elétrica.
Assim, por exemplo, um ponto muito importante no funcionamento da máquina de lavar é a escolha correta do programa de lavagem. Caso contrário, até 30% da eletricidade será perdida desnecessariamente. Além disso, as razões para o funcionamento ineficiente, do ponto de vista da economia de energia, da máquina de lavar são seu carregamento excessivo ou, inversamente, insuficiente. Nesse caso, as perdas podem chegar a 15% ou mais.
O uso de louças que não condizem com o tamanho do queimador do fogão elétrico contribui para a perda de até 10% de energia elétrica. Portanto, para evitar gastos desnecessários com eletricidade, selecione panelas e panelas com diâmetro de fundo igual ou ligeiramente maior que as dimensões do queimador.
Alguns pequenos problemas relacionados ao funcionamento de seus eletrodomésticos podem ser resolvidos por você mesmo. Se notar algum desvio no funcionamento do frigorífico, verifique se a largura do vão entre a sua parede traseira e a parede da cozinha corresponde ao valor indicado nas instruções. Se não, corrija a distância. Além disso, não se esqueça de remover a poeira do trocador de calor do refrigerador e descongelá-lo sistematicamente.
Tente posicionar inicialmente o refrigerador de modo que não fique adjacente a radiadores, aquecedores e não fique exposto à luz solar direta. Além disso, a geladeira realmente "não gosta" quando potes e outros recipientes de alimentos que não tiveram tempo de esfriar à temperatura ambiente são colocados nela. Essa "violência" faz com que a geladeira trabalhe mais intensamente e, consequentemente, consuma mais energia elétrica. Além disso, a evaporação abundante de alimentos quentes contribui para a formação intensiva de gelo.
Talvez você não goste mais do funcionamento da sua chaleira elétrica. Verifique se há calcário. Se estiver presente, remova-o. Depósitos minerais nas paredes internas do dispositivo não apenas retardam o processo de aquecimento da água, mas também aumentam o consumo de energia.
E não negligencie as novidades na área de eletrodomésticos. Não se negue a compra de uma panela térmica. Este incrível híbrido de chaleira elétrica e garrafa térmica é incrivelmente econômico, pois permite manter a temperatura da água na faixa de 60-95 ° C por um longo tempo sem consumir eletricidade.
De qualquer forma, ao adquirir um aparelho elétrico, primeiro decida a que classe de eficiência energética ele pertence. Os dispositivos mais econômicos são acompanhados por uma etiqueta com a designação da letra A, A +, A ++, A +++.
O modo de espera não é garantia de economia
Em alguns tipos de eletrodomésticos, como computadores, televisores, aparelhos de som, é fornecido um modo de "espera". Mas isso não significa que a tecnologia deixe de funcionar. Continua funcionando, sem deixar de consumir energia elétrica, porém, de forma menos intensiva.
Se isso for praticado por dias, semanas, meses, então de que tipo de economia podemos falar neste caso? Uma garantia total de que seu equipamento não consome energia elétrica é apenas o plugue retirado da tomada.
Substituição da fiação
A fiação elétrica antiga pode causar perda de energia significativa. Portanto, sua substituição ao longo do tempo não apenas se justificará, mas também economizará significativamente nas contas de eletricidade.
Fios velhos cobertos com uma película de óxido e afetados por corrosão eletroquímica, "torção", contatos relaxados e oxidados em soquetes e porta-lâmpadas - todos eles aumentam a resistência da fiação e causam perdas desnecessárias de eletricidade.
Também vale a pena prestar atenção aos cabos de extensão usados, tês, protetores contra surtos e outros dispositivos elétricos. Verifique bem sua condição e minimize seu número, se possível.
Paredes claras, janelas limpas, persianas em vez de cortinas
Aproxime-se criticamente da avaliação das instalações em sua casa. Eles são leves o suficiente? Preste atenção em quão limpas estão suas janelas e se há algum obstáculo à luz do dia na forma de cortinas e cortinas que escurecem a sala. Você pode precisar mudar alguma coisa.
Uma boa maneira de economizar eletricidade é preencher o espaço com luz natural o máximo possível. Superfícies de cores claras, incluindo paredes, tetos, móveis, bem como janelas cristalinas e persianas elegantes em vez de cortinas cinza, contribuem melhor para isso.
Assim, você poderá estender as horas de luz do dia e eliminar a necessidade de fontes de luz com uso intensivo de energia, ajustando sua potência ou quantidade. E esta é uma economia de energia significativa.
Isolamento térmico das instalações
Outono, inverno, primavera são as estações mais caras em termos de consumo de energia. O aquecimento centralizado nem sempre é capaz de atender às nossas expectativas e, portanto, temos que usar aparelhos de aquecimento e, com relutância, pagar por sua "voracidade", enquanto observamos como a roda do medidor gira viva e alegremente.
Que tipo de calor, e ainda mais economia, você tem que sonhar se puder enfiar um dedo pelas frestas de suas janelas? Isso, claro, é uma piada, e eu gostaria de esperar que nem tudo seja tão negligenciado. Mas, em qualquer caso, se você leva a sério o problema de economizar eletricidade, a questão do isolamento térmico da casa deve ser resolvida.
Isolamento é um grande negócio! Janelas hermeticamente fechadas com janelas de vidro duplo multicamadas e isolamento de alta qualidade que protege as instalações do frio externo tornarão os cômodos da sua casa quentes, aconchegantes e energeticamente eficientes. E o mais importante, você não terá mais medo de pagar pela eletricidade.